Saiba como o Mindfulness pode ajudar a diminuir a ansiedade e a depressão

Saiba como o Mindfulness pode ajudar a diminuir a ansiedade e a depressão

Depressão e ansiedade normalmente andam juntas e o Brasil está no topo do ranking de casos. A boa notícia é que o Mindfulness pode ajudar e muito! Estudos científicos mostram grande melhora dos sintomas!  

De repente você não consegue mais fazer as tarefas do dia a dia. Levantar da cama começa a ser uma tarefa quase impossível. Tudo o que antes dava prazer agora parece obrigação. As pessoas da família e do trabalho começam a perceber o seu desânimo e falta de atenção. 

Estes são os principais sintomas da depressão, doença que infelizmente vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 5,8% da população brasileira sofre desse mal, um total de 11,5 milhões de casos.

Em outro cenário você acorda com o coração palpitando, arrepios pelo corpo e parece que a qualquer momento uma tragédia vai acontecer. Tudo isso sem causa aparente. Isso por vir acompanhado de alterações intestinais, boca seca, tonturas, insônia e falta de ar. É a ansiedade tomando conta. 

Infelizmente o Brasil é considerado um dos países mais ansiosos do mundo, com cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrendo deste mal. 

O problema é que tanto a ansiedade quanto a depressão costumam andar juntas e uma pode levar a outra. 

Mas o que fazer?

Além de procurar um médico que poderá receitar remédios antidepressivos e ansiolíticos, as pessoas também são encaminhadas para a psicoterapia. 

Mas existe uma técnica que pode ser mais uma aliada no combate à ansiedade e depressão. Já ouviu falar de Mindfulness?  

O que é Mindfulness? 

Mindfulness pode ser traduzido como atenção plena, ato de prestar atenção ao que está acontecendo dentro e fora de nós mesmos, naquele momento.

Na correria do  dia a dia acabamos perdendo a percepção de como o corpo e a mente estão se sentindo e acabamos presos em nossos pensamentos.

Dessa forma, esses pensamentos dirigem nossas emoções e comportamentos, nem sempre da melhor forma, o que pode favorecer os sintomas da depressão e ansiedade. 

Mindfulness para o corpo

Uma parte importante da atenção plena é a reconexão com nosso corpo e as sensações que experimentamos. Isso significa prestar atenção às imagens, sons, cheiros e sabores do momento presente. 

Pode ser algo tão simples quanto a sensação de uma brisa suave no rosto ou da água escorrendo pelo corpo durante o banho. 

Mindfulness para a mente

A atenção plena também nos permite ficar mais conscientes do fluxo de nossos pensamentos e sentimentos. A prática nos ajuda a  perceber como podemos nos conectar com esse fluxo de maneira útil.

Com o tempo é possível reconhecer a chegada dos pensamentos e perceber quando eles estão assumindo o controle de forma negativa. Com o Mindfulness, é possível sair desse ciclo de pensamentos repetitivos, diminuindo as emoções negativas que eles trazem.  

Quando nos tornamos mais conscientes do momento presente, começamos a enxergar os pensamentos como subproduto da nossa mente e não mais como verdades absolutas. 



Comprovação científica

Vários estudos já comprovaram a eficiência do Mindfulness para o controle e diminuição da ansiedade e da depressão. 

Um deles e bem recente,  do Centro Médico da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, foi publicado pelo jornal científico JAMA Psychiatry

De acordo com os pesquisadores,  o Mindfulness pode ter os mesmos efeitos dos medicamentos prescritos pelos médicos para o combate  destes transtornos (esse estudo comparou um treinamento de mindfulness de 8 semanas com o uso de excitalopram). 

Ao final do estudo, os participantes tiveram uma redução significativa nos sintomas da depressão e ansiedade, exatamente a mesma do grupo que foi submetido à medicação.

Outro estudo, da Universidade de Toronto, no Canadá, concluiu que a terapia cognitiva baseada em Mindfulness diminuiu as chances de recaídas da depressão. 

Mais benefícios do Mindfulness

Mindfulness é para quem deseja criar estratégias cognitivas que ajudam a:

Reduzir os níveis de ansiedade, depressão e estresse;

- Diminuir a intensidade da dor crônica e o sofrimento psicológico;

- Aumentar a capacidade de regular as próprias emoções (medo, raiva, tristeza, entre outras);

- Aumentar a capacidade de orientar e manter a atenção e o foco, com melhoria da produtividade;

- Melhorar os relacionamentos interpessoais;

- Melhorar a qualidade de sono, entre outros benefícios 

- Colaborar para o desenvolvimento da criatividade;

- Aumentar a imunidade.

Como você viu, é possível ter mais qualidade de vida, num contexto geral! Você pode diminuir os sintomas de depressão e ansiedade!

Se quiser saber mais sobre como o Mindfulness pode te ajudar, entre em contato com a gente!

Teremos o maior prazer em te ouvir e te ajudar a ter mais saúde e bem-estar! 

Fontes pesquisadas:

jamanetwork.com

revistahcsm.coc.fiocruz.br

nhs.uk/mental-health 

londonmindful.com

ncbi.nlm.nih.gov

healthline.com

jornal.usp.br